English

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
 
Home
A Empresa
Nossa Frota
Contato
Intranet(Sistw)
Notícias
Trabalhe Conosco
Sobretaxa Combustível
 
 
Formula de Cubagem - Você sabe fazer? Out 2010
Você sabe o que é cubagem?

Muitas vezes você já deve ter ouvido que a sua carga possui cubagem. Entendendo, qualquer mercadoria a ser transportada ocupa um espaço dentro do veículo ou aeronave denominado volume. Esse volume deve ser calculado multiplicando: altura x comprimento x largura = valor cm³.

A função da cubagem no transporte de cargas é justamente evitar que todo o espaço do veículo ou da aeronave seja ocupado sem utilizar toda a sua capacidade em peso (toneladas), ou seja, otimizar o espaço.

Por exemplo, geralmente os veículos têm limitação de espaço do que de peso. Uma vez lotado o veículo, não é mais possível aumentar a quantidade a ser transportada, ainda que a carga seja leve. Transportar uma caixa com volume de 1m³ contendo algodão e transportar a mesma caixa com uma TV 29’. Nessa situação, as duas caixas ocupam o mesmo espaço no veículo (1m³), porém a TV possui um peso maior que o algodão. Normalmente, o valor a ser pago pelo frete é calculado de acordo com o peso da mercadoria (peso bruto/real ou cubado), prevalecendo o peso que for maior.

Existe para cada modal uma densidade ideal (fator de cubagem) que corresponde à capacidade de carga líquida dividida pelo volume do compartimento de carga. A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) tradicionalmente adota para o cálculo de peso de cubagem o valor de 300 kg/m³ como densidade ideal, ou seja, aquela capaz de maximizar tanto o peso quanto o volume transportados.

Já o transporte aéreo adota, no mundo inteiro, raciocínio idêntico, a partir de uma densidade mínima de 200 kg/m³ ou volume máximo de 5.000 cm³/kg, na relação peso/volume específica para aeronaves.

Para calcular o peso cubado, em centímetros, no transporte aéreo, aplique a seguinte fórmula:
· altura (cm) x comprimento (cm) x largura (cm) / fator de cubagem 5.000 = kg/volume a ser cobrado. Para volumes cilíndricos, multiplique o diâmetro 2 vezes.

Agora veja na tabela abaixo como fica a relação entre peso bruto e peso cubado no transporte aéreo.

Tipo Peso bruto Volume cm³
(altura x comprimento x largura) Peso cubado
(valor cm³/5.000)

Caixa 31 Kg 100 x 100 x 20 = 200.000 cm³ 40 Kg
Cilindro 1.500 Kg 210 x 100 x 100 = 2.100.000 cm³ 420 Kg
Para a aplicação das tarifas de transporte aéreo será considerado o peso cubado para a caixa e o peso bruto para o cilindro, já que prevalece o maior peso para o cálculo do frete.

Agora que sabe como funciona o cálculo, antecipe seus custos de transporte, descobrindo se sua remessa possui ou não cubagem. Primeiramente, veja se a carga está mesmo embalada adequadamente para o transporte. Depois, verifique as medidas do produto para cubagem e calcule o peso cubado.
Resumo

• Cubagem é o dimensionamento do espaço físico ocupado dentro do veículo ou aeronave, transformado em peso. Para calcular o volume (cm³), multiplique: altura x comprimento x largura

• Peso real: é aquele indicado na balança

• Peso cubado: é o cálculo matemático para cargas com característica volumétrica superior ao peso real



 
 
  Rua Ganges, 653 - Vila Carrão - CEP: 03445-030 - São Paulo - SP - Brasil  
 
©2007-2021 - Todos os direitos reservados Teamwork express