English

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
 
Home
A Empresa
Nossa Frota
Contato
Intranet(Sistw)
Notícias
Trabalhe Conosco
Sobretaxa Combustível
 
 
BC muda metodologia para definir o dólar Ptax
O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Aldo Luiz Mendes, anunciou em 23/09/2010 que a partir de 1º de julho do ano que vem entrará em vigor uma nova metodologia de cálculo da taxa Ptax, que é a média ponderada das cotações de compra e venda diária do dólar e serve de parâmetro para liquidação de contratos futuros de câmbio na Bolsa de Mercadorias.

De acordo com a Circular nº 3.506, divulgada pelo diretor do BC, a taxa Ptax será a média aritmética de quatro consultas a serem feitas diariamente às instituições credenciadas para operarem com câmbio, conhecidas como dealers. As consultas serão de hora em hora, entre as 10h e as 13h e serão informadas ao mercado dez minutos depois de cada coleta de dados. Ao final de tudo, o BC dará a taxa média.

Hoje, a Ptax é a média ponderada das taxas de compra e venda do dólar ao longo do dia, no mercado à vista, e só é divulgada às 17h30. Com a alteração, Mendes diz que o BC procura modernizar o mercado de câmbio com um sistema de cálculo mais representativo, nos termos da taxa Libor do mercado de Londres, ao mesmo tempo em que será conhecida mais cedo.

A implantação da nova metodologia se dará de forma lenta, segundo Mendes. As operadoras de câmbio terão prazo até o dia 21 de janeiro de 2011 para se adaptarem à alteração. A partir de então começará a fase de homologação da mudança até final de junho, de modo a que a nova sistemática passe a funcionar no dia 1º de julho.

Mendes afirmou que a mudança "não terá efeito prático". A intenção, acrescentou, "é fazer com que o mercado à vista de câmbio ganhe mais importância do que tem hoje", uma vez que o mercado futuro tem muito mais liquidez e concentra a maioria das operações. A rigor, disse ele, "nem precisaríamos ter uma Ptax", pois o BC tem um sistema interno de acompanhamento que recebe e registra todas as operações. "É um filtro de tudo."



Fonte: Agência Brasil - notícia de 23.9.2010

 
 
  Rua Ganges, 653 - Vila Carrão - CEP: 03445-030 - São Paulo - SP - Brasil  
 
©2007-2021 - Todos os direitos reservados Teamwork express